Vaporizacao Da Prostata Com Laser Greenlight

Saiba mais sobre vaporização da próstata com laser (Greenlight™ XPS)

Próstata é um órgão encontrado em homens, cuja função é produzir parte do líquido que compõe o sêmen. Esse líquido tem, por sua vez, a função de manter a viabilidade do espermatozóide, controlando, por exemplo o pH do esperma.

A próstata encontra-se na pelve, alojando-se sobre o reto (porção final do intestino), envolvendo a uretra (canal da urina), em íntimo contato com a bexiga.

À medida que o homem envelhece, a próstata pode apresentar aumento de tamanho. Isso geralmente ocorre a partir dos 50 anos de idade. Esse aumento pode provocar estrangulamento da uretra (canal da urina) provocando sintomas como: dificuldade de iniciar a micção, diminuição ou interrupção do jato urinário, gotejamento ao final do urinar, aumento da frequência urinaria, necessidade de ir ao banheiro com urgência (sensação de ter de ir ao banheiro imediatamente, sob o risco de urinar nas vestes), acordar à noite para urinar etc.

O câncer de próstata é uma outra doença. Trata-se de tumor maligno, que pode acometer próstatas grandes ou pequenas. Inicia-se geralmente na periferia da próstata e geralmente, em sua fase incial, não provoca sintomas.

O aumento da próstata pode ser tratado de diferentes maneiras.

Cada caso deve ser avaliado de maneira individual. Podemos utilizar medicações ou cirurgia. Há diferentes classes de medicações que podem ser usadas de maneira isolada ou associada dependendo dos sintomas do paciente e do tamanho da próstata. Quanto a cirurgia, há diferentes modalidades, cuja escolha se baseia no tamanho da próstata, problemas de saúde do paciente, experiência do cirurgião e escolha do doente. As técnicas mais utilizadas atualmente são ditas minimamente invasivas.

Realiza-se o procedimento pela uretra (canal da urina), sem a necessidade de cortes. Podemos remover fragmentos da próstata ou vaporizá-la. Há diferentes fontes de energia utilizadas. Atualmente tem-se preferido o uso de laser ou plasma.

O laser GreenLight™

A terapia a laser GreenLight™ é um procedimento realizado com uma pequena fibra de laser que é inserida no canal da urina (uretra) através de uma câmera (cistoscópio). A energia do laser aquece rapidamente o tecido da próstata, fazendo com o tecido vaporize. Este processo é continuado até que todo o tecido da próstata aumentada responsável pela obstrução da urina seja removido.

O fluxo de urina natural é rapidamente restaurado e os sintomas urinários são rapidamente aliviados na maioria dos pacientes. Terapia a laser GreenLight™ possui a eficácia da raspagem da próstata (ressecção transuretral da próstata), mas com vantagens em relação a esse procedimento. Há menos sangramento, o paciente fica menos tempo com sonda no canal da urina e menos tempo internado no hospital.

Saiba mais sobre esse procedimento aqui: Saiba mais